Bebida alcoólica causa dependência e 200 doenças, alerta a OMS

Espalhe essa notícia:

1) Diário Antidrogas: Que tipo de álcool é utilizado em bebidas?

Resposta -O álcool da bebida chama-se etanol, substância produzida pela fermentação de açúcares presentes em cereais, raízes e frutas. Portanto, na produção de cerveja, vinho, vodka, cachaça e licor há etanol, também chamado álcool etílico. O etanol da cerveja vem da fermentação da cevada;o da cachaça, da fermentação da cana-de-açúcar; o etanol do vinho vem da fermentação da uva.Bebidas contêm de 8 a 14 gramas de etanol puro,informa o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool-CISA: “Uma lata de cerveja contém aproximadamente de 10 a 12 gramas de álcool puro, o equivalente a uma dose de vinho ou de bebida destilada(cachaça,uísque, conhaque, rum, gin ou vodka).

2)Diário Antidrogas-O que o álcool das bebidas, o etanol, causa no organismo?

Resposta -O etanol das bebidas alcoólicas causa a embriaguez, tornando a pessoa incapaz de tomar decisões. O etanol tem absorção lenta pelo estômago e mais rápida pelo intestino. Pela corrente sanguínea é levado para outros órgãos. Coração, cérebro e músculos recebem a mesma concentração de etanol do sangue. Concentrações maiores ficam no fígado. O álcool das bebidas causa 200 doenças, alertam a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde. A longo prazo, o álcool prejudica todos os órgãos, em especial o fígado, que é responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão. Dessa forma, havendo uma grande dosagem de álcool no sangue, o fígado sofre uma sobrecarga para metabolizá-lo. O álcool no organismo causa inflamações, que podem ser:

  • gastrite, quando ocorre no estômago;
  • hepatite alcoólica, no fígado;
  • pancreatite, no pâncreas;
  • neurite, nos nervos.

3)Diário Antidrogas- Como é a doença chamada alcoolismo?

Resposta -A Organização Mundial da Saúde classifica alcoolismo como doença.Alcoolismo causa vontade incontrolável de beber, falta de controle ao tentar parar a ingestão com doses cada vez maiores para sentir os efeitos da bebida e dependência física,quando sente vontade de beber. com tremores nos lábios, nas mãos, nos pés, náuseas, vômitos, suor excessivo, ansiedade, irritação, podendo evoluir para convulsões e estados de confusão mental, com falta de orientação no tempo, espaço e alucinações.

4)Diário Antidrogas- Quais são os outros riscos causados pelo consumo de bebida alcoólica?

Resposta -Segundo o Ministério da Saúde,maioria dos acidentes de trânsito, arruaças, c violência doméstica, ruptura de relacionamentos, problemas no trabalho, como alterações na percepção, reação e reflexos, aumentando a chance de acidentes de trabalho, são provenientes do abuso de álcool.

5)Diário Antidrogas- Bebida pode causar câncer?

Resposta- O álcool da bebida, chamado etanol, pode causar sete tipos de câncer. “O etanol tem o efeito cancerígeno sobre as células e, quando chega ao intestino, pode funcionar como solvente, facilitando a entrada de outras substâncias carcinogênicas nas células para dentro da célula”, explica o Instituto Nacional de Câncer. “.Estudos mostram que consumir bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer como boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama. Para a prevenção de câncer não há níveis seguros de ingestão.”https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/prevencao-e-fatores-de-risco/bebidas-alcoolicas

6)Diário Antidrogas- O que bebida causa no fígado?

Resposta- Bebida alcoólica PREJUDICA O FÍGADO, por causar CIRROSE,que torna fibroso o tecido do fígado, o que impede a realização de funções como processamento de nutrientes e medicamentos, a fabricação de proteínas e a produção da bile, que atua na digestão. Para o tratamento da cirrose é necessário o transplante de fígado.

7)Diário Antidrogas-Bebida alcoólica prejudica os rins?

Resposta- Sim. Bebida alcoólica PREJUDICA OS RINS,aumentando a eliminação de líquidos, alerta o Hospital de Transplantes de São Paulo. “O etanol atrapalha a função do hormônio diurético, que garante que o corpo não perca muita água, fazendo com que o rim deixe de concentrar a urina, perdendo mais água que o habitual. Como a bebida leva o corpo a fazer um esforço muito grande para colocar a substância para fora, é preciso diluir em água e eliminar na forma de urina, causando a desidratação.”

8)Diário Antidrogas-Bebida alcoólica é droga lícita no Brasil mas proibida até os 18 anos, determina a lei.

RESPOSTA-Bebida é proibida no Brasil até os 18 anos. Mas nos prontos-socorros de São Paulo aumentam os casos de adolescentes em coma alcoólico, ou seja por excesso de bebida com convulsões, dificuldade de respiração, diminuição da frequência cardíaca, confusão mental e dificuldade para se manter acordado.

Portanto, dependente de bebida alcoólica prejudica sua vida, a de sua família, a de amigos e de colegas de trabalho.