Uso de drogas prejudica 86% dos municípios brasileiros

Espalhe essa notícia:

U

USO de drogas é definido pelo governo federal como ”grave problema de saúde pública, com reflexos nos serviços de segurança pública, educação, saúde, sistema de justiça, assistência social e nas famílias”,descreve o Decreto 9.761 de 11 de abril de 2019. Fato grave também denunciado pela Confederação Nacional dos Municípios: “em 86% dos municípios brasileiros o uso de drogas, principalmente do crack, já prejudica SAÚDE, EDUCAÇÃO, ASSISTÊNCIA SOCIAL E SEGURANÇA”. A Federação de Amor-Exigente já registra em seus atendimentos, por ano e gratuitos UM MILHÃOE 200 MIL famílias de dependentes de drogas, que não têm orientação e tratamento na rede de Saúde.

Motivos da “Marcha das Famílias contra as Drogas” , que lotou ruas, praças e avenidas em 18 capitais e em mais de 70 cidades brasileiras no domingo, 3 de novembro.

Secretário Nacional deCuidados e Prevenção as Drogras- Quirino Cordeiro Júnior

“No Brasil, uso de drogas tem causado aumento no número de cracolândias , de afastamento dos estudos, do trabalho e taxas de suicídio”, alerta o Secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, psiquiatra Quirino Cordeiro Júnior. que coordenou a “Marcha das Famílias Contra as Drogas” em 18 capitais e em mais de 70 municípios, no domingo, 3 de novembro. O Secretário Quirino Cordeiro Júnior tem se empenhado na união da Secretaria com famílias e instituições para evitar a liberação do uso e o porte de drogas no Brasil.

Ação da Defensoria Pública de São Paulo quer eliminar o artigo 28 da lei 11.343/2006, que proíbe uso, porte, armazenamento e compartilhamento de drogas no país e também proíbe plantação de maconha. Se os ministros do STF aprovarem, estarão autorizando fumar maconha, crack, cheirar cocaína e usar inúmeros tipos de drogas no Brasil. Drogas que causam doença do cérebro chamada dependência, que significa vontade incontrolável de uso e sempre aumentando as quantidades. A Ciência alerta: experimentar droga é sempre risco para desenvolver a dependência.

Cracolândia de SP, foto de Carlos Torres, publicada no livro “Guerra pela vida- A campanha da Jovem Pan contra as drogas”, que escrevi com coaching do mestre Edvaldo Pereira Lima para o Instituto Jovem Pan e publicado pela Editora Sarvier