FESTA NA FAZENDA DA ESPERANÇA,QUE TRATA DEPENDENTES NO BRASIL E EM 22 PAÍSES

Espalhe essa notícia:

Festa Internacional celebra hoje e amanhã com comidas típicas de vários países os 20 anos da Família da Esperança, associação internacional de fiéis, reconhecida pela Igreja e que sustenta a comunidade terapêutica Fazenda da Esperança, que trata dependentes de drogas no Brasil, na Ásia, na África, na América e na Europa. São 141 unidades em 23 países, sendo que 91 estão no Brasil.

A festa começou nesta manhã com missa e está sendo realizada na sede da FAZENDA DA ESPERANÇA em Guaratinguetá, cidade paulista a 184 quilômetros da capital.“A Fazenda da Esperança não é apenas uma obra social, mas um instrumento para mudar vidas, incentivando a prática do evangelho, a espiritualidade e a fraternidade”, define o fundador da comunidade, frei Hans Stapel. “Mais de trinta mil jovens em todas as Fazendas da Esperança localizadas no Brasil e no mundo já foram internados e recuperados na Fazenda da Esperança, onde aprenderam que toda vida tem esperança e que eles têm valor.”

O COMEÇO

A iniciativa de criar a FAZENDA DA ESPERANÇA foi num encontro com um grupo de jovens, em 1983. que usava drogas e pedia ajuda na Paróquia de Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá. para o tratamento. Em entrevista, publicada em setembro, no Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas,portal do Ministério da Cidadania, o frei Hans contou:”Eles foram acolhidos na casa paroquial e na casa do Nelson Giovanelli, que permitiu dar início a uma experiência de mudança de vida através de uma proposta de vivência do evangelho numa realidade comunitária. Da resposta a esse pedido é que nasceu a iniciativa de acolhê-los. Não tínhamos um planejamento para um centro ou uma comunidade de recuperação. Foi mais uma resposta a um desejo de mudança de vida. Desde 1983,portanto, a Fazenda da Esperança oferece acolhimento por 12 meses. Período em que através do trabalho como forma de conseguir a auto-sustentação e a valorização de si mesmo, da espiritualidade como caminho de descoberta de vida e da convivência como um caminho de reinserção, eles conquistam sobriedade, dignidade, e se tornam homens novos. “

FREI HANS: VISITA DO PAPA E HOMENAGEM NO SENADO

O frei Hans vai completar 74 anos em 30 de dezembro. Nasceu na Alemanha. Franciscano da Ordem dos Frades Menores, foi nomeado, em junho de 1979, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Guaratinguetá/SP. Em 1997 assumiu a Presidência da Fundação Pontifícia Católica (Ajuda à Igreja que Sofre). Dois anos depois, fundou a Família da Esperança,a Associação Internacional de Fazenda da Esperança.

Em 2007, frei Hans recebeu a visita do Papa Bento XVI, que emocionou ao abandonar protocolos e caminhar entre os dependentes de drogas internados e marginalizados pela sociedade.

Em 12 de agosto deste ano, a Fazenda da Esperança foi homenageada em sessão especial do Senado pelo “trabalho responsável da equipe no amparo, acompanhamento e encaminhamento dos jovens usuários de drogas para a reabilitação”.

Secretário Nacional deCuidados e Prevenção as Drogras- Quirino Cordeiro Júnior

Na sessão solene,o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, na época Secretário Especial de Desenvolvimento Social do governo federal, psiquiatra Quirino Cordeiro Júnior, declarou: “O Brasil tem vivido um momento especial na questão da política de drogas e a Fazenda da Esperança é uma aliada do poder público no alinhamento das políticas governamentais para o sucesso da oferta de tratamentos”, conforme registrou a Agência Senado.

Para frei Hans Stapel, “a Fazenda da Esperança não é apenas uma obra social, mas um instrumento para mudar vidas. E, principalmente, levar as pessoas a praticarem o evangelho e estimular a espiritualidade e a fraternidade”. E como destacou a Agência Senado, declarou frei Hans: “ Estou convicto de que hoje estamos vivendo as dificuldades da violência e da desigualdade como resultado do nosso afastamento do evangelho. Por isso, nosso trabalho não para, e todos os nossos vocacionados estão disponíveis ao amor 24 horas por dia.”