Ana Mazzei: “Psicoterapia para a recuperação de dependente e sua família”

Espalhe essa notícia:

“A dependência química é uma doença bio-psico-social-espiritual, ou seja, para se lidar com ela, é preciso uma abordagem multidisciplinar.

Trabalho com dependentes químicos e suas famílias há mais de 30 anos, como psicóloga clínica, utilizando, terapia individual, em grupo e orientação às famílias.

Sim, porque muitas vezes, a gente começa a tratar o dependente cuidando da família primeiro, porque esta fica muito doente também, por tantas emoções negativas que acaba passando: medo, vergonha, raiva, tristeza, preocupação, ansiedade, impotência, etc.

 Do outro lado, temos o dependente sofrendo também; sem conseguir se controlar, se perdendo em várias formas de autodestruição: psicológica, moral, financeira, física, etc.

Assim, todos os envolvidos precisam de um espaço de acolhimento, todos precisam ser ouvidos e compreendidos, para que se possam encontrar soluções saudáveis para enfrentar o problema, soluções que aliviem o sofrimento de todos.

A psicoterapia bem conduzida, creio, é um bom instrumento para se buscar a recuperação; pois favorece a tomada de consciência de aspectos não percebidos pelo dependente e/ou família, que estão influenciando na questão da dependência.

 Não é uma questão de se procurar culpas, mas sim de evoluir para outras formas de lidar com os problemas, que não requeiram o uso de substâncias por parte do dependente, nem a rejeição ou abandono por parte da família.

Tenho a convicção de que é possível se recuperar juntos!!!

Ana Lúcia Mesquita Mazzei Massoni

Especialista em Dependência Química

Consultório: Rua Ministro Godói, 420 cj 102 – Perdizes, SP – fones: 11 38640167 e 11 983158346

Próximo à Estação Barra Funda do Metrô e ao Parque da Água Branca