Deise Tavares: “ Como mãe, professora e ativista antidrogas, afirmo que a SENAPRED tem grande importância para as famílias brasileiras”

Espalhe essa notícia:

Na foto, Deise Tavares com o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, psiquiatra Quirino Cordeiro Júnior, na Marcha das Famílias contra as Drogas, na avenida Paulista, em novembro de 2019

“Como mãe,professora e ativista contra o uso de drogas, afirmo que a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas tem grande importância para as famílias brasileiras. A SENAPRED, em seu primeiro ano,revela que o governo federal defende um Brasil com Saúde e sem drogas, com prevenção e tratamento”, declara Deise Tavares, Coordenadora do Amor-Exigente e do CONSEG- Conselho de Segurança de Cidade Ademar,na Zona Sul de São Paulo.

Deise Tavares descreve a região: “Em Cidade Ademar há grande número de dependentes de drogas e, portanto, famílias precisando de orientação e ajuda. Mas não tem sequer um CAPS da Prefeitura. Há mobilização dos movimentos e de todos os moradores para que a Prefeitura atenda a nossa demanda. Há pancadões com menores e uso de drogas nas ruas.Alguns estabelecimentos já estão sendo monitorados pelos órgãos públicos, mas falta muito ainda para que esse tipo de atividade negativa entre jovens e dependentes cessem.As leis deveriam ser mais rígidas, com multas, inclusive com aplicação de ações e serviços sociais, para os envolvidos e com juízes obrigando famílias participarem de grupos de apoio, no mínimo, por dois anos”.


Deise Tavares é famosa em Cidade Ademar por ações e apoio às famílias, aos jovens e às crianças. Aprendeu com as dores da vida, por experiências e perdas causadas pela dependência de drogas em sua família.”As pessoas temem falar nesse assunto, drogas, e, infelizmente há nas secretarias do município e do Estado, em São Paulo ,restrição em receber e apoiar os trabalhos de grupos e ONGs, que poderiam ser de grande valia para atenuar e acabar com essa epidemia que mata mais que guerras: a epidemia causada pelo uso de drogas.”

Na família, sofreu com a epidemia causada pelo uso de drogas em São Paulo. No ano passado, seu marido morreu, aos 52 anos, pelas consequências da dependência de drogas lícitas- cigarro e bebida alcoólica. “ Foram anos de sofrimento entre internações, quimioterapia, radioteapia, cirurgia,e internações em UTI por câncer do esôfago, do pulmão e pneumonia. Não foi fácil. Esse tipo de vício destrói tudo, até a confiança.Não foram poucas as madrugadas, que eu e meu filho procurávamos o pai pelas ruas, para trazê-lo para casa.”

Como professora , já viveu o martírio de ver pais de adolescentes, crianças e os próprios alunos trocarem escolas pelo uso de drogas e não ter onde conseguir ajuda. “Em Cidade Ademar, são muitas as mães, as avós, os pais desesperados procurando tratamento, apoio para os filhos, mas infelizmente não existem locais com especialistas e são muito poucas as pessoas que conhecem o assunto.”

MOTIVOS DE DEISE TAVARES DESTACAR as ações da SENAPRED como respostas às necessidades das famílias no País :

“ Prevenção em todas as escolas para pais, alunos, professores e funcionários.A SENAPRED, do Ministério da Cidadania também teve a importante preocupação de atender as famílias que sofrem com dependência química autorizando na nova lei federal, a 13.840, a pais ou agentes de saúde, pedirem aos psiquiatras até internação involuntária quando o dependente está colocando em risco sua vida e a de terceiros, casos de cracolândias, por exemplo. Marco importante , mas de responsabilidade de outro Ministério, o da Saúde, que precisa cumprir a lei federal, disponibilizando vagas para internações em hospitais psiquiátricos ou com alas psiquiátricas no SUS. A SENAPRED também realiza campanha que está mobilizando líderes antidrogas e famílias no Brasil. A Marcha das Famílias Contra as Drogas parou o Brasil em novembro de 2019, unindo em protestos , líderes, mães, pais e educadores nas ruas do País. Participei em São Paulo, na avenida Paulista e este ano vou levar, mais uma vez , um grupo para esta ação e, com certeza, apoiar a SENAPRED com divulgações constantes sobre Prevenção e todo o trabalho elaborado por essa equipe.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *