Resposta do Secretário de Saúde de Cotia

Espalhe essa notícia:

Recebi ontem às nove e meia da noite, comunicado do Vice-Presidente do Conselho Municipal de Cotia, André Alcântara, solicitando direito de resposta do Secretário Municipal de Saúde, Magno Sauter, à reportagem “Secretário de Cotia marca mas não aparece em reunião sobre dependência de drogas. Minha solidariedade, Jani Xavier!”

Jani Xavier

Jani Xavier é, hoje em Cotia, cidade paulista a 36 quilômetros da capital,a maior referência no tratamento de dependentes de drogas. Sem ser funcionária pública , recebe e atende, como voluntária, após a morte do filho por uso de drogas em 2017, solicitações de internações de “mães de Cotia e de todo o Brasil que não conseguem internar filhos dependentes de drogas.”Já atendeu 300 mães, conseguindo internações. A reportagem foi publicada no dia 10 de março e conta que Jani procurou o Secretário de Saúde para somar esforços buscando soluções no atendimento de dependentes de drogas, “número que aumenta a cada dia por causa de cracolândias em Cotia” e para “a necessidade urgente de campanha de prevenção nas escolas”. No texto, está escrito no primeiro parágrafo: “No Diário Antidrogas, vamos publicar sua resposta,Secretário, assim que for enviada.” Portanto, publico a mensagem que recebi, de André Alcântara, ontem à noite, por WhatsApp:

Secretário de Saúde de Cotia, Magno Sauter Ferreira de Andrade Junior

“ Meu nome é Magno Sauter, sou médico e Secretário de Saúde de Cotia desde 27 de março de 2017. Fui procurado pela Senhora Janecleide na sexta-feira de carnaval para conversar sobre Saúde Mental, e prontamente disse que a receberia para conversar, marcamos uma data, só que pedi para que ela confirmasse com a minha Secretaria Marlene, pois além de Secretário de Saúde, também sou médico,tendo uma agenda bem cheia. Infelizmente a Jane não confirmou como eu havia solicitado e no dia estava em outro compromisso na própria secretaria e não pude atendê-la. Mesmo assim, pedi para a Coordenadora da Saúde Mental Enfermeira Soraia que ouvisse o que a Jane teria pra dizer. Fiquei surpreso com a publicação no seu site, e faço este texto para exercer meu direito de resposta. Aproveito para reiterar o compromisso com a área da Saúde Mental.Agradeço antecipadamente sua compreensão, me colocando a disposição para outras informações .Magno Sauter Júnior. ”

Após ler a resposta do Secretário, perguntei a André Alcântara a avaliação sobre as denúncias de Jani. E ele anunciou: “Vamos melhorar.”