Parabéns, doutor Quirino!!

Espalhe essa notícia:

Homenagem de:

Miguel Tortorelli, Presidente da Federação de Amor-Exigente;

Regina Tortorelli, Coordenadora Regional Paulistana Norte da Federação de Amor-Exigente;.

Izilda Alves, Consultora da Federação de Amor-Exigente

Telefonemas. Mensagens se multiplicando no WhatsApp. Família, amigos e líderes de Norte a Sul do País comemorando, hoje, o aniversário do psiquiatra Quirino Cordeiro Júnior, referência no Brasil na luta contra as drogas. Médico que escolheu ser psiquiatra para “ajudar pessoas que apresentam transtornos mentais”. No seu currículo, o retrato de sua persistente dedicação a essa delicada missão: recuperar, cultivando esperança e renovando vidas, com sabedoria e solidariedade ao unir, novamente, famílias.

Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, foi de 2017 a 2019 o Coordenador-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde. Foi professor e exerceu cargos de direção em renomados centros psiquiátricos. Uma carreira que começou aos 17 anos, quando iniciou o curso de Medicina na Universidade de São Paulo,seguido de residência e doutorado em Psiquiatria, além de especialização em Bioética e Medicina Legal.

Além de pôr ordem no caos da Saúde Mental no Brasil, o doutor Quirino atende diariamente,líderes de todo o País, que buscam orientação e parcerias. Inúmeras reuniões marcam o seu dia, que se prolonga até oito, nove da noite na SENAPRED. Agora, em tempos de pandemia, reuniões on- line com sua equipe, com representantes de comunidades terapêuticas, associações antidrogas , políticos e secretários de saúde de todo o Brasil.

O doutor Quirino conquistou o apoio de mães, pais, avós e tios porque tem garantido com suas importantes ações na SENAPRED, a posição do governo federal :”ser contra a liberação das drogas no Brasil”. Valorizou e investiu na Federação de Amor-Exigente, na Pastoral da Sobriedade, na Fazenda da Esperança e na Cruz Azul do Brasil, que mantêm grupos que orientam familiares na recuperação de filhos e parentes. E homenageou em Brasília os grupos Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos Al-Anon e Nar-anon, com o reconhecimento ao trabalho desenvolvido no apoio ao tratamento e no atendimento a dependentes químicos e a suas famílias.

Comunidades terapêuticas têm sido credenciadas pela SENAPRED para acolhimento de dependentes de droga. O mapa está no site do Ministério da Cidadania. http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2019/julho/ministerio-lanca-mapa-virtual-de-comunidades-terapeuticas-no-brasil

Em 3 de novembro do ano passado, o doutor Quirino promoveu com Edu Cabral, Claudia Gonçalves Leite, Joaquina Mercês , Lívia Lopes e toda equipe SENAPRED, a Marcha das Famílias contra as Drogas, que uniu 88 líderes antidrogas no Pais, impedindo que o Supremo Tribunal Federal julgasse ação que quer liberar o uso de todas as drogas no Brasil.

Em fevereiro,criou , com Edu Cabral, Claudia Gonçalves Leite, Joaquina Mercês, Lívia Lopes e toda a equipe SENAPRED, o FÓRUM PERMANENTE DE LUTA CONTR AS DROGAS , reunindo em Brasília lideranças antidrogas de Norte a Sul do País,  artistas ,atletas, especialistas, políticos , representantes de famílias, unindo diferentes setores da sociedade brasileira “para defender e manter políticas públicas efetivas contra o narcotráfico e na defesa da assistência aos dependentes químicos e a seus familiares”.

Esta a luta incansável do médico que completa hoje 46 anos, sempre trabalha em equipe e merece , portanto, todas as homenagens e aplausos.

FELIZ ANIVERSÁRIO, DOUTOR QUIRINO!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *