Maconha: respostas a 5 perguntas frequentes

Espalhe essa notícia:

Campanha “Pais contra as Drogas” e “Frente Nacional contra a Liberação da Maconha e da Cocaína” respondem às perguntas mais frequentes de pais, filhos e professores.

FONTES DE PESQUISA:

Psiquiatra Pablo Roig, Diretor da Clínica Greenwood

Psiquiatra Valentim Gentil Filho, da USP

NIDA-National Institute on Drug Abuse

Faculdade de Medicina Johns Hopkins

1) Se maconha é planta, porque vicia?

Maconha é planta MAS contém um potente alucinógeno, QUE VICIA, chamado THC. Ele modifica a atividade cerebral causando alucinações, delírios, diminuindo a noção de tempo e espaço, além de poder causar ira e pânico. A maconha também afeta o desenvolvimento do cérebro. Em adolescentes pode prejudicar pensamento, memória e aprendizado. A quantidade de THC na maconha tem aumentado constantemente nas últimas décadas, mostram pesquisas, que comprovam alto risco para causar dependência rapidamente..

2) Como maconha é fumada?

As pessoas fumam maconha em cigarros enrolados à mão, em cachimbos ou no narguilé.Para evitar a inalação de fumaça, algumas pessoas estão usando até vaporizadores. 

3) Como a maconha age no organismo?

“Quando uma pessoa fuma maconha, o THC passa rapidamente dos pulmões para a corrente sanguínea. O sangue transporta a substância química para o cérebro e outros órgãos por todo o corpo. O corpo absorve o THC mais lentamente quando a pessoa o come ou bebe. Nesse caso, eles geralmente sentem os efeitos após 30 minutos a 1 hora”, descreve o site do National Institute on Drug Abuse, nos Estados Unidos e o maior centro de estudos sobre drogas no mundo.

4)O que fumar maconha causa?

  • Prejudica a noção de tempo;
  • mudanças de humor;
  • prejudica o movimento corporal;
  • dificulta pensar e resolver problemas;
  • prejudica memória;
  • alucinações (quando em altas doses);
  • delírios (quando em altas doses);
  • psicose (o risco é mais alto com o uso regular de maconha de alta potência)

5)Maconha pode causar tosse e doenças pulmonares?

A fumaça da maconha irrita os pulmões. As pessoas que fumam maconha frequentemente podem ter os mesmos problemas respiratórios que aqueles que fumam tabaco:tosse, catarro diariamente, doenças pulmonares mais frequentes e maior risco de infecções pulmonares.

  • NO COMEÇO DA NOITE, VAMOS RESPONDER OUTRAS SEIS PERGUNTAS FREQUENTES DE PAIS, FILHOS E PROFESSORES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *