SENAPRED: MAIOR PROGRAMA DE SAÚDE PÚBLICA, NO BRASIL DAS CRACOLÂNDIAS
Foto: Secretário Quirino Cordeiro Júnior
Iniciativa inédita no Brasil: 1.456 vagas em 287 comunidades terapêuticas de 20 estados e do Distrito Federal para acolher , gratuitamente, dependentes de drogas em cracolândias e nas ruas de Norte a Sul do país. “Esta ação fortalece ainda mais a importância das Comunidades Terapêuticas no cuidado efetivo dos dependentes de drogas, principalmente os que estão em situação de rua e se tornam os de maior risco pela dependência e pela COVID-19”, declara o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania. O psiquiatra Quirino Cordeiro Júnior coordenou a criação desta importante ação em Saúde Pública ,em parceria com o Ministério da Saúde e da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, e divulgada em primeiro de outubro, em Brasília. “Unimos os corações dos nossos ministérios por algo inovador, dando às comunidades terapêuticas o reconhecimento que elas merecem “ , define o Secretário Especial do Desenvolvimento Social,do Ministério da Cidadania, Sérgio Queiroz.

DEPENDENTES SÃO OS DE MAIOR RISCO À COVID-19
Programa essencial ao Brasil, principalmente nestes tempos da COVID-19 onde prefeituras ignoram os riscos de cracolândias em suas ruas e praças. “ Estudos mostram como essa população é a de maior risco, porque seus pulmões, órgão que o novo coronavírus ataca, já estão com funções prejudicadas pelo crack, pela maconha e pelo tabaco”, explica o Secretário Quirino Cordeiro Júnior.
10 MILHÕES E 200 MIL REAIS PARA ATENDER CINCO REGIÕES DO PAÍS
O governo federal está destinando 10 milhões e 200 mil reais para o pagamento desse importante atendimento em comunidades terapêuticas em municípios das cinco regiões do país: Norte, Nordeste,Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O presidente da Cruz Azul no Brasil , Rolf Hartmann, também Conselheiro Fiscal da Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas, participou do evento em Brasília e comemorou:

“As vagas são mais do que números. Nós estamos proporcionando 1.456 oportunidades de mudança de vida. Vidas que as comunidades têm a missão de acolher. Esse é o primeiro fundamento dessas instituições: dar dignidade. As pessoas têm valor e merecem cuidado e esperança no futuro.”
AS AÇÕES NA RUAS
Comunidades Terapêuticas que têm desenvolvido trabalho essencial no acolhimento e recuperação de dependentes de drogas no Brasil. O Secretário Quirino Cordeiro Júnior descreveu as etapas desse programa:
- a rede de Assistência Social convence o dependente na rua da necessidade do acolhimento em Comunidade Terapêutica;
–nestes tempos da COVID_19, ele passará por exames no centro de saúde mais próximo e, se estiver, com a COVID-19 passará portratamento antes de ser levado à comunidade terapêutica;
–a Comunidade Terapêutica terá até cinco dias para comunicar a nova internação ou o encaminhamento para unidade de saúde por causa da infecção pelo novo coronavírus.; - a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Droga s tem realizado monitoramento semanal em todas as suas comunidades terapêuticas como medida de segurança para acolhidos, funcionários e familiares

- “É UM SONHO REALIZADO “, DEFINE MINISTRA DAMARES
A MINISTRA DAMARES ALVES, titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos se emocionou : “Isto é um sonho. A maior obra do governo Bolsonaro é essa: investir em pessoas. E juntos, vamos mudar essa triste realidade , pois a gente acredita neste programa e na forte atuação das comunidades terapêuticas no Brasil”.
Amanhã, você vai conhecer , por regiões as comunidades terapêuticas que participam deste importante programa, exemplo para todas as todas as prefeitura e estados no Brasil.