“Fumantes têm maior risco à Covid-19.” Alerta neste Dia de Combate ao Fumo

Espalhe essa notícia:

Foto: Tribunal de Justiça do Distrito Federal

Fumantes têm maior risco à Covid-19, alerta o Instituto Nacional de Câncer, neste Dia Nacional de Combate ao Fumo. “Devido a um comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da Covid-19.”

O INCA explica em seu site:

“O ato de fumar proporciona constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do novo coronavírus para a boca.”

“O narguilé e cigarros eletrônicos e cigarros de tabaco também podem facilitar a transmissão do novo coronavírus entre seus usuários e para a comunidade”.

TABACO VICIA

Tabaco é PLANTA mas tem uma substância que vicia. É a NICOTINA, que causa a dependência no cigarro, no narguilé,na cigarrilha, no charuto,no cachimbo, no rapé e no fumo de rolo.

NICOTINA FAZ REPETIR O USO E FACILITA EXPERIMENTAR OUTRA DROGA

Psiquiatra Nora Volkov, Diretor do NIDA-National Institute on Drug Abuse

A NICOTINA ensina o cérebro a repetir o uso, motivo de facilitar o uso de outras drogas”, alerta a psiquiatra NORA VOLKOW, diretora do centro referência em pesquisas sobre drogas no mundo,o National Institute on Drug Abuse, nos Estados Unidos.“Quando a fumaça entra nos pulmões, a nicotina é absorvida rapidamente no sangue e liberada rapidamente para o cérebro, de modo que os níveis de nicotina atingem seu pico em 10 segundos após a inalação. Os efeitos da nicotina se dissipam rapidamente, junto com os sentimentos associados de recompensa. Este ciclo rápido faz com que o fumante continue fumando.”

TABACO CAUSA 428 MORTES POR DIA NO BRASIL”

TABACO é causa de “428 mortes por dia no Brasil por câncer, infarto, derrame cerebral, doença pulmonar obstrutiva e tabagismo passivo“, adverte o Instituto Nacional de Câncer. É CAUSA DE de 11 tipos de câncer( de pulmão, bexiga, pâncreas, fígado, colo do útero, esôfago, rins, laringe (cordas vocais), boca, faringe (pescoço) e de estômago), infarto e derrame.”

NARGUILÉ, MAIS PREJUDICIAL QUE O CIGARRO

Fumar no narguilé é mais prejudicial que o cigarro,adverte a Organização Mundial da Saúde. “Uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, o que corresponde à exposição a todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros.” Motivo do Decreto da Nova Política sobre Drogas, o 9.761/2019, determinar que “narguilé tenha as mesmas advertência que o cigarro já tem.”

O narguilé é um dispositivo para fumar onde uma mistura de tabaco é aquecida e a fumaça passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma longa mangueira.

Dra. Jaqueline Scholz, Diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do INCOR

MAS PRESTE ATENÇÃO: A água no narguilé NÃO é capaz de filtrar todos os compostos tóxicos e cancerígenos, explica a Dra. Jaqueline Scholz, Diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do INCOR-Instituto do Coração do Hospital das Clínicas,da USP.: ”Essa água só esfria a fumaça. Portanto, não filtra na fumaça as substâncias nocivas do tabaco (nicotina, alcatrão e monóxido de carbono), os aditivos aromatizantes e as substâncias nocivas do carvão, utilizado para acender.”

Portanto, “fumar no narguilé causa dependência, perda de dente, câncer de boca, doenças respiratórias e doenças cardiovasculares.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *