Psiquiatra Quirino Cordeiro Júnior “Como Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, estou empenhado em evitar o fechamento do hospital psiquiátrico GALBA VELLOSO, em Minas Gerais”
ARTIGO do Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, psiquiatra Quirino Cordeiro Júnior

Foto de Alexandre Hatem Pereira
Como Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, estou empenhado em evitar o fechamento do hospital psiquiátrico GALBA VELLOSO, da rede pública, em Belo Horizonte e referência para o tratamento de doentes mentais e dependentes de drogas de 853 municípios de todo o Estado. Com seus 130 leitos, o GALBA VELLOSO representa 60% de todos os atendimentos de doenças mentais em Minas Gerais.
INACREDITÁVEL A DECISÃO DO GOVERNO ESTADUAL DE FECHAR O GALBA VELLOSO COM O ARGUMENTO DE QUE NECESSITA DO PRÉDIO PARA atender somente casos da COVID-19. PARA AÇÕES URGENTES CONTRA A COVID-19, OUTRAS OPÇÕES ESTÃO SENDO ANUNCIADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE, COMO , POR EXEMPLO,HOSPITAIS DE CAMPANHA.
É PRECISO ENTENDER QUE milhares de doentes mentais e dependentes de drogas no seu Estado , Governador, ficariam sem tratamento. Porque os outros dois hospitais psiquiátricos não conseguem atender essa demanda. Em Minas Gerais. 20% da população deverá ter sintomas relacionados ao sofrimento mental, revelam números da Promotoria de Justiça que entrou com AÇÃO CIVIL PÚBLICA contra o fechamento do Galba, denunciando que SE FOR FECHADO, a população vai ficar sem este importante atendimento na rede pública. Não posso acreditar que o senhor, Governador, queira esse imenso problema no seu Estado.
A nova lei federal em vigor prioriza hospital psiquiátrico e, principalmente, reforça a necessidade de atendimento de qualidade como o que atestamos no GALBA VELLOSO. NO GALBA, pacientes graves, completamente desorganizados, que atentam contra a própria vida e contra a de terceiros são acolhidos em seu sofrimento psíquico e com a introdução de um protocolo medicamentoso correto e eficaz apresentam melhoras significativa. E quanto têm alta , saem do hospital agradecidos, tendo recebido de volta a sua dignidade.
Como define o Ministério Público, “além de ser unidade de referência em psiquiatria para todos os municípios do interior do Estado, o hospital também é extremamente relevante dentro da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS da região metropolitana de Belo Horizonte, sendo a unidade hospitalar mais estruturada e capacitada para atender os pacientes em crises psicóticas agudas.”
PORTANTO, GOVERNADOR, O GALBA VELLOSO É IMPORTANTÍSSIMO PARA MINAS GERAIS, PORQUE RECUPERA DOENTES GRAVES E , MAIS IMPORTANTE AINDA,UNE FAMÍLIAS.
E-MAIL: quirino.cordeiro@cidadania.gov.br
–