“Fumantes têm maior risco à Covid-19.” Alerta neste Dia de Combate ao Fumo
Foto: Tribunal de Justiça do Distrito Federal
Fumantes têm maior risco à Covid-19, alerta o Instituto Nacional de Câncer, neste Dia Nacional de Combate ao Fumo. “Devido a um comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da Covid-19.”
O INCA explica em seu site:
“O ato de fumar proporciona constante contato dos dedos (e possivelmente de cigarros contaminados) com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do novo coronavírus para a boca.”
“O narguilé e cigarros eletrônicos e cigarros de tabaco também podem facilitar a transmissão do novo coronavírus entre seus usuários e para a comunidade”.
TABACO VICIA
Tabaco é PLANTA mas tem uma substância que vicia. É a NICOTINA, que causa a dependência no cigarro, no narguilé,na cigarrilha, no charuto,no cachimbo, no rapé e no fumo de rolo.
NICOTINA FAZ REPETIR O USO E FACILITA EXPERIMENTAR OUTRA DROGA

A NICOTINA ensina o cérebro a repetir o uso, motivo de facilitar o uso de outras drogas”, alerta a psiquiatra NORA VOLKOW, diretora do centro referência em pesquisas sobre drogas no mundo,o National Institute on Drug Abuse, nos Estados Unidos.“Quando a fumaça entra nos pulmões, a nicotina é absorvida rapidamente no sangue e liberada rapidamente para o cérebro, de modo que os níveis de nicotina atingem seu pico em 10 segundos após a inalação. Os efeitos da nicotina se dissipam rapidamente, junto com os sentimentos associados de recompensa. Este ciclo rápido faz com que o fumante continue fumando.”
“TABACO CAUSA 428 MORTES POR DIA NO BRASIL”

TABACO é causa de “428 mortes por dia no Brasil por câncer, infarto, derrame cerebral, doença pulmonar obstrutiva e tabagismo passivo“, adverte o Instituto Nacional de Câncer. É CAUSA DE de 11 tipos de câncer( de pulmão, bexiga, pâncreas, fígado, colo do útero, esôfago, rins, laringe (cordas vocais), boca, faringe (pescoço) e de estômago), infarto e derrame.”
NARGUILÉ, MAIS PREJUDICIAL QUE O CIGARRO

Fumar no narguilé é mais prejudicial que o cigarro,adverte a Organização Mundial da Saúde. “Uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, o que corresponde à exposição a todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros.” Motivo do Decreto da Nova Política sobre Drogas, o 9.761/2019, determinar que “narguilé tenha as mesmas advertência que o cigarro já tem.”
O narguilé é um dispositivo para fumar onde uma mistura de tabaco é aquecida e a fumaça passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma longa mangueira.

MAS PRESTE ATENÇÃO: A água no narguilé NÃO é capaz de filtrar todos os compostos tóxicos e cancerígenos, explica a Dra. Jaqueline Scholz, Diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do INCOR-Instituto do Coração do Hospital das Clínicas,da USP.: ”Essa água só esfria a fumaça. Portanto, não filtra na fumaça as substâncias nocivas do tabaco (nicotina, alcatrão e monóxido de carbono), os aditivos aromatizantes e as substâncias nocivas do carvão, utilizado para acender.”
Portanto, “fumar no narguilé causa dependência, perda de dente, câncer de boca, doenças respiratórias e doenças cardiovasculares.”