Internação Involuntária para dependentes na rede municipal de Saúde em Rio Claro, fato inédito no Brasil

Espalhe essa notícia:

Privilégio ter participado do Fórum de Políticas Públicas,na segunda-feira, em Rio Claro, que apresentou a Lei da Internação Involuntária na rede municipal de Saúde para dependentes de drogas em cracolândias, que começa a ser aplicada em janeiro. Projeto de Lei do Vereador Moisés Marques, aprovado por unanimidade pela Câmara de Rio Claro e, no dia seguinte , pelo Prefeito Gustavo Perissinotto.

Descrevi a desumana realidade das mães, dos pais de dependentes de drogas em cracolândias e sem tratamento na cidade e no estado de São Paulo.

Dor devastadora de que sou testemunha desde 2002, quando me tornei Coordenadora da campanha Jovem Pan Pela Vida, Contra as Drogas . Campanha por 12 anos em 39 cidades de São Paulo, onde dependentes em recuperação, especialistas e mães contavam porque a dependência é doença grave e as desumanas consequências para as famílias. A Campanha acabou ,mas a dor das mães continua e, a cada solicitação, elas imploram pela internação involuntária para salvar seus filhos, que não conseguem na rede municipal de Saúde da maior cidade do paí e nem nas cidades com cracolândias. Fato grave que documentei no livro da campanha, Guerra pela vida , do Instituto Jovem Pan, com coaching do meu mestre Edvaldo Pereira Lima e fotos de Carlos Torres.

Portanto, a iniciativa pioneira do Vereador Moisés Marques, com sua Lei para Internação Involuntária em Rio Claro, cidade paulista, é um ato de amor ao próximo. Um presente de Natal para as famílias que sonham ter de volta filho ou parente querido com Saúde e sem drogas. E exemplo para todos os municípios com cracolândias no Brasil.

Estive ao lado de líderes antidrogas no Brasil:

Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, doutor Quirino Cordeiro Jr;

do fundador da Febraci, Federação Brasileira das Clínicas Especializadas em Dependência Química, Roberto Brunelli;

do vereador Moisés Marques, autor da Lei de Internação Involuntária em Rio Claro;

do Prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto;

da deputada Janaína Paschoal;

do Presidente da Casa de Saúde Bezerra de Menezes , Emerson Firmino.

Convido para assistir ao meu depoimento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *