Internação Involuntária para dependentes na rede municipal de Saúde em Rio Claro, fato inédito no Brasil
Privilégio ter participado do Fórum de Políticas Públicas,na segunda-feira, em Rio Claro, que apresentou a Lei da Internação Involuntária na rede municipal de Saúde para dependentes de drogas em cracolândias, que começa a ser aplicada em janeiro. Projeto de Lei do Vereador Moisés Marques, aprovado por unanimidade pela Câmara de Rio Claro e, no dia seguinte , pelo Prefeito Gustavo Perissinotto.
Descrevi a desumana realidade das mães, dos pais de dependentes de drogas em cracolândias e sem tratamento na cidade e no estado de São Paulo.

Dor devastadora de que sou testemunha desde 2002, quando me tornei Coordenadora da campanha Jovem Pan Pela Vida, Contra as Drogas . Campanha por 12 anos em 39 cidades de São Paulo, onde dependentes em recuperação, especialistas e mães contavam porque a dependência é doença grave e as desumanas consequências para as famílias. A Campanha acabou ,mas a dor das mães continua e, a cada solicitação, elas imploram pela internação involuntária para salvar seus filhos, que não conseguem na rede municipal de Saúde da maior cidade do paí e nem nas cidades com cracolândias. Fato grave que documentei no livro da campanha, Guerra pela vida , do Instituto Jovem Pan, com coaching do meu mestre Edvaldo Pereira Lima e fotos de Carlos Torres.
Portanto, a iniciativa pioneira do Vereador Moisés Marques, com sua Lei para Internação Involuntária em Rio Claro, cidade paulista, é um ato de amor ao próximo. Um presente de Natal para as famílias que sonham ter de volta filho ou parente querido com Saúde e sem drogas. E exemplo para todos os municípios com cracolândias no Brasil.

Estive ao lado de líderes antidrogas no Brasil:
– Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, doutor Quirino Cordeiro Jr;
– do fundador da Febraci, Federação Brasileira das Clínicas Especializadas em Dependência Química, Roberto Brunelli;
–do vereador Moisés Marques, autor da Lei de Internação Involuntária em Rio Claro;
–do Prefeito de Rio Claro, Gustavo Perissinotto;
–da deputada Janaína Paschoal;
–do Presidente da Casa de Saúde Bezerra de Menezes , Emerson Firmino.