“Instituto Maria Modesto é modelo ao Brasil em psiquiatria”, define o Secretário Nacional Quirino Cordeiro Jr
Hospital psiquiátrico referência para 91 cidades de Minas Gerais, o Instituto Maria Modesto,em Uberaba, é definido como “MODELO PARA O BRASIL”, pelo Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas,psiquiatra Quirino Cordeiro Jr,do Ministério da Cidadania:

“ Este hospital é de grande relevância para o Estado de Minas Gerais. E, para o Brasil, é modelo, pois mantém seu serviço de internação, buscando ampliar sua estrutura assistencial e qualificar seus profissionais, por meio de uma parceria com uma entidade de ensino superior, a Universidade de Uberaba (UNIUBE). Seus 97 leitos são financiados exclusivamente pelo Governo Federal.”
O Secretário Nacional Quirino Cordeiro Jr anunciou que “a SENAPRED pretende credenciar o Instituto Maria Modesto como Centro de Referência em Dependência Química. E também trabalhar com o Instituto em ações de capacitação de profissionais de Saúde Mental e Dependência Química, pesquisa e assistência” .
E COM A AUTORIDADE DE QUEM CRIOU A NOVA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL, no Ministério da Saúde, o doutor Quirino Cordeiro Júnior , constatou na visita de terça-feira ao Instituto Maria Modesto, em Uberaba, que o “hospital segue as diretrizes das Novas Políticas Nacionais de Saúde Mental e Drogas, ofertando leitos de internação para pessoas com transtornos mentais e dependência química”
HOSPITAL FILANTRÓPICO, fundado em 1933, como Sanatório Espírita de Uberaba, mudou o nome para Instituto Maria Modesto, em abril deste ano, quando passou a ser administrado pela Sociedade Educacional Uberabense/Universidade de Uberaba (Uniube).
Com a reestruturação e modernização de suas estruturas e estratégia assistenciais, o Instituto passará a ter estágio para alunos da UNIUBE, que tem cursos de graduação e pós-graduação na área da Saúde. E também Residência Médica em Psiquiatria.
Na visita ao Instituto Maria Modesto, o Secretário Quirino Cordeiro Júnior foi acompanhado
– pelo Reitor da UNIUBE, Marcelo Palmério;
–pelo diretor dos Serviços em Saúde da Universidade, Iraci Neto;
–pelo diretor administrativo do Instituto Maria Modesto, Sérgio Marçal;
–por representantes do Rotary Club de Uberaba/Santa Rosa, que convidou o Secretário de Saúde de Uberaba;
–pela Presidente da Comissão de Desenvolvimento do Quadro Associativo, Vanilda Guimarães Leite;
–pelo fundado do Club Santa Rosa, Luís Fernando de Freitas;
–pela presidente da Comissão dos Projetos Humanitários, Maria de Fátima Oliveira Freitas;
– e pelo represente da Fundação Rotaria, Renato Tiveron.
“A VISITA DO DR. QUIRINO CORDEIRO JR SIGNIFICA MANTER OS SERVIÇOS PRESTADOS PELA UNIUBE COMO REFERÊNCIA”
Para o diretor de serviços em saúde, Iraci Neto, a visita do Secretário Nacional Quirino Cordeiro Jr significa manter os serviços prestados na saúde pela Uniube como referência. “Nosso sucesso é em prol da sociedade. A saúde mental do município é uma área que é bem avaliada nacionalmente. Aqui no Instituto, nosso objetivo é integrar ações que potencializem as políticas públicas para a área que ainda possui uma carência grande de atenção.”
O Secretário Nacional Quirino Cordeiro Jr anunciou que ” o Governo Federal tem interesse em ajudar nesse processo, já que infelizmente, por conta de políticas públicas inapropriadas, houve fechamento de muitos leitos no Brasil, o que deixou os nossos serviços de Saúde de atenção à pessoa com deficiência mental ainda mais defasado”
E COMEMOROU:“Por isso, estamos aqui em Uberaba. Para fortalecer este serviço, ampliando o direito das pessoas internadas, com qualidade no atendimento”
PREVENÇÃO TAMBÉM NA AGENDA DO SECRETÁRIO
Durante a visita, o Secretário também assinou Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo Federal e o Rotary Club de Santa Rosa para garantir ações de enfrentamento às drogas. A assinatura foi na Prefeitura de Uberaba.