“A Clínica Psiquiátrica Dr. Maia é de grande importância por tratar dependentes e outras graves doenças mentais.” Secretário Nacional Quirino Cordeiro Jr na visita ao hospital referência na Paraíba

Espalhe essa notícia:

Incentivar e reconhecer hospitais psiquiátricos que tratam dependentes de drogas e outras graves doenças mentais são prioridades dos ministérios da Cidadania e da Saúde no Brasil. Cumprem a “Nova Política Nacional de Saúde Mental” que determina atendimento efetivo, humanizado e de qualidade em Saúde Mental, no SUS. Nova Política que tem o apoio de 70 entidades da sociedade civil.

Os ministério da Cidadania e da Saúde estão investindo em instituições como a Clínica Psiquiátrica Doutor Maia, em Campina Grande, cidade da Paraíba a 126 quilômetros da capital. “A Clínica Psiquiátrica Dr. Maia é de grande importância para o Estado da Paraíba, onde há apenas dois serviços de internação para pessoas com transtornos mentais e dependência química”, explica o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas,psiquiatra Quirino Cordeiro Júnior,do Ministério da Cidadania, após visita nesta quinta-feira, 10 de fevereiro. A Clínica Dr. Maia foi fundada em dezembro de 1966, por Dr. Raimundo Maia e sua esposa, Nelly Maia de Oliveira.

Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção ás Drogas, doutor Quirino Cordeiro Jr (de terno) com equipe médica no Centro Psiquiátrico dr. Maia, em Campina Grande

“ O Hospital tem 150 leitos e atende pacientes com transtornos mentais e dependência química”, informa dr. Quirino. “A entidade é campo de estágio para alunos de várias instituições de ensino de Campina Grande, contando com corpo clínico e técnico altamente qualificados. A Clínica segue as normativas das Novas Políticas Nacionais de Saúde Mental e Drogas . E o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, custeia o atendimento de pacientes internados na instituição.”

O doutor Quirino Cordeiro Júnior é autor da Nova Política Nacional de Saúde Mental. Criou em 2017, quando era o Coordenador Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, com o Secretário-Adjunto, dr. Rafael Bernardon. Programa do governo federal para tratar doentes mentais e recuperar dependentes de drogas, evitando,portanto, a banalização do uso de drogas e o aumento de cracolândias no país.

A Primeira-Dama de Campina Grande, psicóloga Juliana Figueiredo Cunha Lima, acompanhou a visita, representando o Prefeito Bruno Cunha Lima Barreto, que estava cumprindo agenda na capital do Estado, João Pessoa. “A Primeira-Dama demonstrou grande interesse em realizar ações de fortalecimento no atendimento nas áreas de transtornos mentais e dependência química no Município”, conta dr. Quirino. “E os Ministérios da Saúde e Cidadania têm grande interesse em realizar projetos em parceria com a Clínica. As tratativas já estão em curso.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *