CARTA ABERTA DE MÃES DE 12 ESTADOS CONTRA MENTIRAS DO FANTÁSTICO SOBRE CAPS E FINANCIAMENTO DE COMUNIDADES TERAPÊUTICAS

Espalhe essa notícia:

Como mães de dependentes de drogas em risco e necessitando de recuperação nos sentimos enganadas no domingo, 19, pelo Fantástico, da TV Globo.

Reportagem que mentiu sobre CAPS e criou medo com chamadas falsas sobre comunidades terapêuticas, porque em nenhum momento , a reportagem provou receberem verbas do governo federal.

TV Globo, sabe qual é a única esperança que, nós familiares sem recursos, temos para recuperar nossos filhos ou parentes queridos dependentes de drogas?São as comunidades terapêuticas pagas pelo governo federal no programa inédito no Brasil da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania.Programa que nos garante 20 mil vagas para internações totalmente pagas pelo governo federal e com toda a fiscalização porque as exigências para as comunidades participarem são rígidas e com fiscalização da SENAPRED .

CAUSOU ESPANTO: POR QUE NADA FOI PERGUNTADO AO SECRETÁRIO QUIRINO CORDEIRO JÚNIOR, QUE APENAS FOI MOSTRADO EM IMAGENS , SEM DIREITO A RESPOSTAS?E sabe, TV GLOBO, o psiquiatra Quirino Cordeiro Júnior é RESPEITADO por todas as famílias de dependentes no Brasil, porque com sua equipe faz o que nenhum outro secretário municipal ou estadual faz pelas famílias tão sofridas como as nossas, totalmente abandonadas pelas prefeituras, estados e pelos CAPS ,que vocês tanto defenderam nessa matéria, que feriu nossos corações já tão sofridos.POR ISSO, TV GLOBO, COMO FAMILIARES DE DEPENDENTES DE DROGAS EM TODO O PAÍS, EXIGIMOS DESCULPAS PÚBLICAS AO SECRETÁRIO NACIONAL DE CUIDADOS E PREVENÇÃO ÀS DROGAS, DOUTOR QUIRINO CORDEIRO JÚNIOR, TRATADO COM LEVIANDADE E IRRESPONSABILIDADE NESTA MATÉRIA, PORQUE NADA TEM A VER COM AS COMUNIDADES DENUNCIADAS.

NÓS, FAMILiARES, ESTAMOS ENVERGONHADOS COM A OMISSÃO DO PRESIDENTE DA FEBRACT, QUE EM NENHUM MOMENTO DEFENDEU AS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS E NEM PROTESTOU PELO FATO DAS COMUNIDADES DENUNCIADAS NADA TEREM A VER COM O GOVERNO FEDERAL. ELE TINHA A OBRIGAÇÃO DE ESCLARECER QUE AS COMUNIDADES DENUNCIADAS SÃO FINANCIADAS PELOS ESTADOS, QUE DEVERIAM REALIZAR AS FISCALIZAÇÕES.POR QUE A REPORTAGEM NÃO FOI OUVIR OS RESPONSÁVEIS NOS ESTADOS PELAS COMUNIDADES DENUNCIADAS?

TAMBÉM QUEREMOS PROTESTAR CONTRA A DEFESA FERVOROSA DOS CAPS , ESCONDENDO A VERDADEIRA FINALIDADE DESSES CENTROS MANTIDOS POR PREFEITURAS: MANTER OS DEPENDENTES USANDO DROGAS PORQUE CONFORME ESTÁ ESCRITO NOS SITES DAS SECRETARIA MUNICIPAIS E ESTADUAIS, CAPS “SÓ ATENDEM OS QUE VÃO DE LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE”. PORTANTO, PERMITINDO CONTINUAR NO USO DE DROGAS E AUTORIZANDO ATÉ FICAR EM CRACOLÂNDIAS. EM CADA UM DOS NOSSOS ESTADO ,ESTA É A DESGRAÇA EM NOSSAS FAMÍLIAS.Somos vítimas dos CAPS no Distrito Federal e em 12 estados – São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Ceará, Alagoas, Pará e Roraima . E o único apoio que temos é o movimento “MÃES UNIDAS”, criado em março por Renata e Roberto Brunelli,a quem autorizamos assinar esta carta aberta, porque são eles que nos acolhem e orientam sobre tratamentos e os direitos que temos garantidos por leis federais e pelo Conselho Federal de Medicina para salvar nossos filhos e parentes queridos escravizados pelas drogas.

TV GLOBO, COMO FAMILIARES DE DEPENDENTES ESTAMOS DESAPONTADOS, ANGUSTIADOS, E PRINCIPALMENTE NOS SENTINDO DESRESPEITADOS COM ESTA MATÉRIA DO FANTÁSTICO,.A QUEM INTERESSA A DEFESA DOS CAPS, QUE MANTÊM O USO DE DROGAS NO PAÍS DAS CRACOLÂNDIAS? NA NOSSA DOLOROSA EXPERIÊNCIA, PODEMOS GARANTIR QUE PARA FAMÍLIAS, CAPS SIGNIFICAM DESGRAÇAS. JÁ PARA OS TRAFICANTES E INDÚSTRIA INTERESSADA NA LIBERAÇÃO DE DROGAS, LUCROS MILIONÁRIOS. QUEM TEVE TANTO INTERESSE, TV GLOBO, NA DEFESA VEEMENTE DOS CAPS, COM MATÉRIA NO FANTÁSTICO?

SURPREENDENTE QUE o Fantástico, que começou com uma reportagem denunciando um erro na Justiça que levou à prisão de um inocente, terminou cometendo o mesmo erro com as mentiras que apresentou sobre financiamento de comunidades terapêuticas.MAS PARECIA HAVER NO TEXTO UMA NECESSIDADE DE CRITICAR O TEMPO TODO O GOVERNO FEDERAL. POR QUÊ, TV GLOBO?

Assinam esta Carta Aberta:

RENATA BRUNELLI, Presidente da FEBRACI e líder do “MÃES UNIDAS”;

ROBERTO BRUNELLI, Vice-Presidente da FEBRACI

GABHRIEL MORI, Presidente da GrowUp e do Conexão Humana;

REGINA TORTORELLI, líder antidrogas em São Paulo;

MIGUEL TORTORELLI, líder antidrogas no Brasil;

IZILDA ALVES, jornalista, Editora do “Diário Antidrogas” e do “Metrópole em foco contra as drogas”, na rádio Trianon AM.

SE, DE FATO, TV GLOBO ,A VERDADE EXISTE NO JORNALISMO,PROVEM, PEDINDO DESCULPAS A QUEM PREJUDICOU E CONTANDO A VERDADE SOBRE O QUE SIGNIFICAM CAPS NO BRASIL. VAMOS ASSISTIR E COBRAR NAS REDES SOCIAIS EM TODO O PAÍS. E O NOSSO PODER, TV GLOBO, É FANTÁSTICO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *