Comunidade Terapêutica CERDAD: recuperação de dependentes com acolhimento,abstinência e ressocialização

Espalhe essa notícia:

Tirar dependentes de cracolândias e manter a abstinência, como determina o Conselho Federal de Medicina para haver recuperação, são princípios das comunidades terapêuticas no Brasil.Como a CERDAD, em Minas Gerais, que tem 58 de suas 86 vagas para homens e mulheres financiadas pela Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania.

“O ÍNDICE DE RECUPERAÇÃO é de 52% dos acolhidos,que concluem a proposta terapêutica”,informa o fundador e Coordenador da CERDAD, Diego A.Alves Aguiar. “E nós conseguimos acompanhá-los por três anos!”

COM O CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS- CERDAD – inicio HOJE série sobre a importância das comunidades terapêuticas na recuperação de dependentes de drogas.

No Brasil das cracolândias, COMUNIDADES TERAPÊUTICAS salvam vidas.

E O MAIOR PROGRAMA DE COMUNIDADES TERAPÊUTICAS, COM TRATAMENTO GRATUITO NO BRASIL E COM GARANTIAS AOS DIREITOS DOS PACIENTES, É O DA SECRETARIA NACIONAL DE CUIDADOS E PREVENÇÃO ÀS DROGAS, DO MINISTÉRIO DA CIDADANIA. SÃO 17 MIL VAGAS NO PAÍS, DE GRAÇA, PARA FAMÍLIAS DE DEPENDENTES. Tratamento com assistência às famílias e ressocialização com aprendizado de profissão para voltar à Sociedade com emprego, dignidade e sem drogas.(( MAPA DAS CTS https://diarioantidrogas.com.br/2022/07/03/tratamento-de-dependentes-17-mil-vagas-gratuitas-em-comunidades-terapeuticas-credenciadas-pela-senapred/ )

A COMUNIDADE TERAPÊUTICA CERDAD FOI CRIADA em 2012 em Santa Luzia, cidade mineira a 24 quilômetros da capital. Os acolhidos são “ dependentes debilitados fisicamente através do uso e abuso da substância de sua escolha,fragilizados emocionalmente ,alguns sem acompanhamento familiar,outros com apoio da família,alguns encaminhados pela Rede de Atenção Psicossocial ou em situação de rua”. São dependentes de várias cidades brasileiras. Hoje,os acolhidos são do Piauí, Roraima, Bahia e Minas Gerais.

AGUIAR conta que o objetivo da CERDAD “ é amparar famílias que sofrem com seus queridos em relação ao transtorno de substâncias psicoativas e dar uma oportunidade de reabilitação aos dependentes químicos, pois acreditamos na vida após as drogas.”

PARA SER ACOLHIDO NA CERDAD É NCESSÁRIO:

  • -encaminhamento do Clínico Geral e relatório psiquiátrico;
  • -teste negativo da COVID 19 ;
  • RG,Cartão do SUS e enxoval;
  • Ter 65 anos, para idosos.

O ACOLHIMENTO, conta AGUIAR, “ tem cinco pilares”:

  • capacitação por quatro oficinas permanentes: marcenaria, padaria, cozinha, barbearia;
  • escolarização;
  • espiritualidade como fator de reabilitação ;
  • inteligência emocional para o dependente aprender a controlar o emocional;
  • disciplina com auto responsabilidade para aprender “que o que temos na vida é por nossas escolhas”.

Ao ser acolhido na COMUNIDADE TERAPÊUTICA CERDAD, informa AGUIAR, “há um plano construído com a família e com os grupos de apoio, porque a Comunidade Terapêutica é período transitório. Depois, para a reinserção, para ser recebido em sua cidade, capacitação nas oficinas que ensinam profissões . Também ensinamos preparar currículo .A família é direcionada ao GAM ,Grupo De Apoio Mútuo,para entender a doença e o tratamento. Em de 90 dias se conscientizam.”

A COMUNIDADE TERAPÊUTICA CERDAD é credenciada pela Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania e pelo governo do Estado de Minas Gerais.

SER SENAPRED significa provar Constituição Jurídica, ter alvará de funcionamento, ter alvará da Vigilância Sanitária , comprovar ter equipe suficiente para o atendimento e

  • ser instituição sem fim lucrativo, integrante do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, com caráter intersetorial e interdisciplinar, que presta serviço de acolhimento;
  • oferecer acolhimento, com garantia de direitos e o respeito à autonomia dos indivíduos na reconstrução de trajetórias de vida pelo desenvolvimento de projetos terapêuticos que visam à promoção e manutenção da abstinência e plena recuperação da dependência química;
  • atendimento prestado ter como principal característica a adesão e permanência voluntárias, manifestada por escrito

TELEFONES DA CERDAD:

Fone: (31) 3641-2949
Whatsapp: (31) 98879-6071
cerdadmg@yahoo.com.br

http://cerdad.com.br/index.html