Dependente em cracolândia tem recuperação, prova a Comunidade Terapêutica Instituto Beneficente Casa Belém, hoje na série do Diário Antidrogas
Dependentes de drogas em cracolândias têm recuperação, prova a Comunidade Terapêutica Instituto Beneficente Casa Belém, que não tem fins lucrativos e é referência no Brasil.

Abstinência e tirar de cracolândias ou locais de uso de droga para manter em local seguro para tratamento são pilares do acolhimento. ”Cerca de 60% dos nossos acolhidos estavam em situação de rua”, informa a Presidente MARIA IVONE SANTOS MESQUITA. “São 200 vagas para adolescentes, jovens , homens, mulheres,transexuais , idosos e mães nutrizes. Dos 200 acolhidos, 40% concluem todo o programa e permanecem abstinentes.”
A Comunidade Terapêutica Instituto Beneficente Casa Belém trata dependentes de drogas há 16 anos. Fica em Sobral, cidade do Ceará a 235 quilômetros da capital e “tem 50% das vagas, portanto 100 vagas, financiadas pela Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania.

É Comunidade Terapêutica referência da FENACT- Federação Nacional de Comunidades Terapêuticas –

, da CRUZ AZUL NO BRASIL

e da CONFENACT-Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas para ministrar cursos e para congressos nacionais e internacionais sobre o tratamento de dependentes de drogas.
História que começou em 21 de abril de 2006, quando Maria Ivone descobriu que o filho fumava maconha. “Um dos meus filhos se tornou dependente de drogas. Sofri, chorei, fui discriminada, rejeitada e até mesmo desafiada. Mas, paciente e determinada, busquei em Deus o socorro. Que chegou em 21 de abril de 2006, quando aluguei um sitio com recursos próprio e com ajuda do meu marido, e fundamos o Instituto Beneficente Casa Belém. E o primeiro acolhido foi meu próprio filho, pela honra e glória do Senhor. Hoje, ele é um grande servo do Senhor, e contribui na condução do Instituto.”
Maria Ivone Santos Mesquita, formada em Pedagogia, tem quatro filhos, é viúva e foi gerente da metalúrgica da família. Há 16 anos, é a Presidente da Comunidade Terapêutica Instituto Beneficente Casa Belém. Para ser acolhido, há necessidade de:
- o dependente aceitar o tratamento;
- documento de identificação;
- diagnóstico médico;
- encaminhamento da rede de saúde ou assistência social;
- cartão de vacina atualizado;
- teste negativo para COVID 19.
PARA ADOLESCENTES, TAMBÉM HÁ TRÊS OUTRAS EXIGÊNCIAS:
- documento de identificação do responsável legal;
- relatório social emitido pelo Conselho Tutelar;
- acompanhamento do Conselho Tutelar e órgãos competentes.
- PARA MÃE NUTRIZ, AQUELA QUE ESTÁ AMAMENTANDO , TAMBÉM OUTROS TRÊS DOCUMENTOS:
- certidão de nascimento do bebê;
- caderneta do bebê;
- acompanhamento do conselho tutelar e órgãos competentes.

A COMUNIDADE TERAPÊUTICA INSTITUTO BENEFICENTE CASA BELÉM mantém cursos profissionalizantes para a reinserção social. E é credenciada pela SENAPRED, explica Maria Ivone: “O credenciamento na SENAPRED é feito através de um rigoroso edital de chamamento público, ao qual elaboramos o projeto minuciosamente com programa de acolhimento baseado nas leis vigentes. Para ser aprovado, é avaliado por comissões. Além disso ,passamos por rigorosas orientações e formações. AS FISCALIZAÇÕES são periodicamente de diversos órgão competentes , como Vigilância Sanitária, conselhos de direitos e políticas públicas, Ministério Público, Ministério do Trabalho ,SENAPRED e diversos outros órgãos.”
A SENAPRED mantém o maior programa de credenciamento de comunidades terapêuticas . São 17 mil vagas com tratamento gratuito e garantias aos direitos dos pacientes. Tratamento com assistência às famílias e ressocialização com aprendizado de profissão para voltar à Sociedade com emprego, dignidade e sem drogas.( MAPA DAS CTS https://diarioantidrogas.com.br/2022/07/03/tratamento-de-dependentes-17-mil-vagas-gratuitas-em-comunidades-terapeuticas-credenciadas-pela-senapred/ )
